Renovação de Habilitação


Documentos Necessários:

  • Carteira Nacional de Habilitação
  • Cédula do C.P.F.
  • Cédula de Identidade
  • Comprovante de Residência

Exame

O único exame exigido para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação é o exame médico. Este exame visa avaliar a condição física do candidato, principalmente quanto à acuidade visual do mesmo, avaliando ainda as eventuais deficiências física que o candidato pode vir a apresentar.
Em caso de deficiências físicas ou visuais, os candidatos poderão vir a ser aprovados, desde que se submetam à exames específicos realizados com exclusividade pelo serviço médico do DETRAN, devendo portanto ser devidamente aprovado para que possa dar continuidade no seu processo de renovação de Carteira Nacional de Habilitação.

Caso a carteira de motorista seja provisória, ou seja, carteira probatória válida por um ano, o portador da mesma não deverá prestar exame, desde que não tenha sido pontuado com multas durante o seu processo probatório. Caso o mesmo candidato tenha tido multas neste período, deverá procurar a Auto Escola para dar início a um novo processo de habilitação.

OBSERVAÇÃO: Pessoas habilitadas antes de 1994 no Estado de Minas Gerais ou antes de 1998 nos demais Estados deverão fazer curso de Direção defensiva e primeiros socorros com carga horária de 15 horas aulas para renovação da habilitação.